Masterclass de Contrabaixo, com o Prof. Antonio Cienfuegos

Esta masterclass, destinada aos alunos de contrabaixo do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, oferece uma oportunidade valiosa de aprendizagem com um professor de renome internacional, enriquecendo o conhecimento e a técnica dos alunos.
Biografia do formador:
Antonio Romero Cienfuegos (A Coruña, 1990) começou os seus estudos de contrabaixo aos 8 anos com o mestre Antonio Portela Rodríguez na sua cidade natal, A Coruña, e continuou-os no Conservatório Superior da mesma cidade com a mestra Nerea Casanova Gilsanz. Durante o ano letivo 2010-2011, realizou um Curso de Formação Contínua na Esmuc (Escola Superior de Música da Catalunha) com o mestre Andrew Ackerman e, em 2011-2012, estudou um Master of Performance no Royal College of Music de Londres com o mestre Thomas Martin. Mais recentemente, concluiu um Mestrado em Interpretação Solista no Centro Superior Katarina Gurska com os mestres Luis Cabrera e Karen Martirossian, com uma bolsa da Fundação Segundo Gil Dávila. De 2018 a 2020, realizou um Pós-graduação em contrabaixo na Scuola di Musica di Fiesole com o mestre Alberto Bocini. Recebeu aulas de mestres como Bernard Salles, Carlos Méndez, Risto Vuolane, Petru Iuga, François Rabbath, Thierry Barbé, Jeff Bradetich, Diego Zecharies, Alberto Bocini ou Ferrán Sala, e tocou sob a direção de maestros como Pietro Rizzo, Alberto Zedda, James Judd, Jan Cober, Mihail Jurowski, Carlos Kalmar, Jesús López Cobos, Vladimir Jurowski, Bernard Haitink ou Thierry Fischer. Colaborou com várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfónica de Galicia, Real Filharmonía de Galicia, Orquestra Sinfónica de Radio – Televisão Espanhola, Orquestra Sinfónica de Valência, Orquestra Sinfónica de Madrid, Orquestra Sinfónica do Principado das Astúrias, Orquestra Sinfónica de Castela e Leão, Oviedo Filarmonía e Orquestra da Comunidade de Madrid. Além disso, participou em outros projetos orquestrais e pedagógicos, como a Orquestra Gaos, a European Youth Wind Orchestra, I Academia Contemporânea Vía Stellae, Camerata da OSG, Academia de Verão da NJO, Festival Turina, e tocou como solista o concerto de contrabaixo de J. Françaix, Carmen Fantasy de Frank Proto e Concertino op. 45 nº 11 de L. E. Larsson. Realizou numerosos recitais em várias cidades espanholas e europeias e recebeu vários prémios ao longo da sua carreira: 2º prémio no XI Concurso Diputación de Toledo para instrumentos de corda (2008); 3º Prémio à Excelência da Fundação Paideia (2012); 3º Prémio no International Music Competition London Grand Prize Virtuoso 2016; e Menção Honrosa no Concurso Internacional de Jovens Solistas da Costa Atlântica (2016). Em 2021, obteve o 1º Prémio no International Moscow Music Competition, na categoria Ensemble, com o grupo Tempo Catro, e em 2023 recebeu um duplo prémio no World Classical Music Awards: a medalha de ouro na categoria de música atual e o Grand Prize entre todas as categorias. Como compositor, estreou a obra “Paseando por New York” para quinteto de contrabaixos; “Fendas”, para coro, piano e recitado, escrita para o coro de câmara Ludus Tonalis; e mais recentemente, “Little… tango?” para orquestra de contrabaixos. Estreou, ainda, várias obras: “Número 4” de Antonio Portela Rodríguez; a “Sonata para contrabaixo e piano” e “4 Peças para vibráfono e contrabaixo” do compositor galego Federico Mosquera Martínez; “Bourrée para contrabaixo solo” de Armand Russell; “Suspiros”, “Serenata”, “Duo para contrabaixo e violoncelo” e “Duo nº 1 para violino e contrabaixo” de Josep Cervera i Bret; “Suite para Antonio Cienfuegos contrabaixo e piano” do compositor Francisco García Álvarez; e “Dialogue” e “Once in the evening” de Ilona Dyagileva. Atualmente, combina a sua atividade como professor de contrabaixo no Conservatório Superior de Música de Castela e Leão com frequentes recitais e masterclasses em vários países, tais como Rússia, República Checa, Itália, Noruega, França, Bulgária e Portugal.

Jul 01 2024

Auditório do Solar da Música Nova