Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) – 6.ª edição

Sinopse do Festival pelo Diretor Artístico: Prof. João Mogo

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 6.ª edição nos dias 24, 25 e 26 de março de 2024, novamente na cultural cidade de Loulé.

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2024 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.

Na presente edição, o FITA apostará em artistas maioritariamente nacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas internacionalmente, numa clara aposta em divulgar o enorme talento e excelente qualidade dos instrumentistas de metal do nosso país. O que é Nacional, é bom!

Algumas das presenças já confirmadas em concerto são o decateto de metais Portuguese Brass, o qual conta já com 13 anos de carreira a conquistar públicos diversos, pautada pela excelência artística enquanto ambição que o motiva e sonoridade ímpar enquanto principal particularidade; o lendário Grupo de Metais do Seixal – Quinteto de Metais, detentor de uma renomada carreira que desde 1989 habituou o panorama musical português a concertos de magnificência, assim como tem desempenhado um papel fundamental na formação de músicos de metal em Portugal, através da realização de masterclasses um pouco por todo o país e da organização de masterclasses com músicos de elevado reconhecimento internacional.

Outra das presenças já confirmadas no FITA 2024, com concerto integrante na tour de apresentação do novo álbum Caminho, é o versátil e emergente projeto IGNITION! Composto por quatro músicos provenientes de carreiras cimentadas a nível nacional e internacional, que se uniram em 2022 num projeto para interpretar música de nossa autoria repleta de influências de vários estilos musicais, desde o jazz até ao rock, passando pelos ritmos vivos do World Music, pela energia da música funk, incluindo também a música comunicativa do free jazz.

As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros.

Last, but not least: O Concerto Trumpet Ensemble Reunion! Já reconhecida como a rubrica mais inclusiva do FITA, este concerto reúne em palco Ensembles de Trompete oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé, mas não só! Para a edição de 2024, o Concerto Trumpet Ensemble Reunion tem reservada uma surpresa que promete revolucionar o panorama artístico nacional. Estejam portanto preparados para a apresentação exclusiva e em primeira mão, de um projeto de música de câmara para metais, em estreia absoluta!

Está ainda prevista uma conferência, ministrada por Dr. David Burt, a qual retratará todo um resultado da sua investigação e mais recente edição/publicação, da música escrita para a Charamela Real Portuguesa e evolução da sua história entre os séculos XVIII e XX.

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

Mar 24 - 26 2024

Loulé