Conservatório de Música de Loulé Celebra Dia de Santa Cecília com Homenagem e Concerto no Cine-Teatro Louletano
- Publicado por Sérgio Leite
- Categorias Notícias do Conservatório
- Data Novembro 19, 2025
O Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado promoveu, no passado dia 18 de novembro, o seu tradicional Concerto de Santa Cecília. O evento, realizado no Cine-Teatro Louletano, assinalou a data dedicada à padroeira dos músicos e da música sacra, figura histórica e símbolo da devoção musical na tradição ocidental.
A noite foi marcada pela apresentação de diversos agrupamentos do corpo docente, que interpretaram um repertório eclético, abrangendo desde o século XVIII à música contemporânea.
O programa iniciou-se com a atuação de Rui Mourinho (Guitarra Clássica), que interpretou Saudade n.º 3 de Roland Dyens. Seguiu-se o trio composto por António Hipólito (Cravo), Bruno Carneiro (Contrabaixo) e Inês Golega (Flauta Transversal), com a Sonata Op. 58 de François Devienne.
O concerto prosseguiu com a apresentação do Trio “Kegelstatt” de W.A. Mozart, pelos docentes Marta Silva (Piano), José Gomes (Violino) e Caio Oshiro (Viola d’arco). O agrupamento de metais e percussão, formado por Joana Fernandes (Trompete), Vitor Silva (Tuba) e Pedro Branco (Percussão), executou um conjunto de duetos de K. A. Hartmann , antecedendo a obra contemporânea Get It! de Gene Koshinski, a cargo de Tiago Martins (Fagote) e Vasco Ramalho (Percussão).
O encerramento do espetáculo contou com a participação de João Lourenço (Flauta Transversal) e Ingrid Sotolarova (Piano), que interpretaram a Sonata para flauta e piano de O. Taktakishvilli e o célebre Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu.
Homenagem à Professora Ingrid Sotolarova
Este momento musical final revestiu-se de particular importância institucional. O Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado aproveitou a ocasião para prestar um reconhecimento público à Professora Ingrid Sotolarova.
A docente, que se encontra aposentada desde o dia 1 de outubro, foi agraciada com troféu de vidro (agradecimento e louvor). O gesto simbólico visou distinguir a dedicação e o trabalho desenvolvido pela professora nos últimos cinco anos em prol da escola e da sua comunidade educativa.
Loulé, 19 de novembro de 2025
O Diretor
Sérgio Leite
Diretor

