Ambifaro

Testagem à comunidade educativa COVID-19

Testagem à comunidade educativa COVID-19
Testagem à comunidade educativa COVID-19

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

 

Assunto: Testes COVID-19 nas escolas

 

No contexto da atual situação epidemiológica provocada pela doença COVID-19, o Ministério da Saúde tem vindo a adotar e implementar medidas com vista à prevenção, contenção e mitigação da transmissão do vírus SARS-CoV-2 e da referida doença, declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a 11 de março de 2020. 

O Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério da Educação, implementou um sistema de rastreio nos estabelecimentos com ensino secundário, que visa testar os alunos daquele grau de ensino, bem como pessoal docente e não docente do mesmo estabelecimento, no sentido minimizar a propagação da doença.

Os alunos são testados, no próprio estabelecimento de ensino, por equipas de profissionais de saúde, com testes rápidos de antigénio. Estes testes são gratuitos e o resultado dos mesmos é comunicado aos encarregados de educação. 

Informação adicional sobre estes rastreios poderá ser solicitada através do email: testagem.escolas@dgeste.mec.pt .

 

Para saber mais:

O que são os testes rápidos para pesquisa de antigénio? 

- São testes que pesquisam a presença do vírus;

- São efetuados nas secreções da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz e garganta) colhidas com zaragatoa, por técnico treinado;

- Os testes são feitos logo depois da colheita e os resultados são obtidos em cerca de 20 a 30 minutos;

- Os testes a utilizar pelo Ministério da Saúde são testes de elevada qualidade, validados e registados no INFARMED.

 

Vantagens:

- Podem ser feitos em diferentes locais (não sendo necessário o envio da zaragatoa para diagnóstico nos laboratórios), sendo de fácil execução;

- O conhecimento rápido do resultado;

- Em caso de teste positivo, possibilita a implementação das medidas de isolamento que permitirão travar as cadeias de transmissão.

 

É importante conhecer as manifestações da doença e adotar procedimentos que o ajudem a proteger a si e aos outros, pelo que se aconselha a todos os encarregados de educação e alunos o reforço das medidas de etiqueta respiratória e a leitura dos folhetos que se anexam. Poderão encontrar mais informação sobre medidas preventivas na escola em https://covid19.min-saude.pt/escolas/. 

 

Com os meus melhores cumprimentos,

Sérgio Leite

(Diretor)